Visão de Portugal #14 - The Best In The World

Bem-vindos a mais um artigo da "Visão de Portugal"!
Hoje decidi falar sobre um dos assuntos mais polémicos de 2014/2015 ... a saída de CM Punk da WWE!

A personagem CM Punk sempre mostrou um “ar” rebelde mas o problema é que essa é a sua verdadeira personalidade. Phil Brooks, seu verdadeiro nome, tem dado que falar desde a sua saída da WWE … tendo criticado superstars e a própria empresa.

Sou grande fã de CM Punk em ringue, adorava ver as suas promos, achava uma superstar de topo … mas fiquei frustrado com a sua atitude após sair da empresa .

Na altura da sua saída o que os seus representantes deram a entender era que ele se iria retirar devido a problemas de saúde, nomeadamente traumatismos. Se assim fosse eu compreendia perfeitamente. Compreendo também quando ele se queixa de lesões mal curadas, eles são submetidos a horários em que são forçados a trabalhar horas e horas, não podendo descansar e muito menos recuperar as suas lesões. Quando CM Punk se queixa disso tem toda a razão, ele viveu, ele sabe o que fala (além de não ser o primeiro lutador a se queixar do mesmo) ...

Houve alturas em que ele podia ter sido melhor utilizado e até a WWE ganharia com isso. Por exemplo em 2013, The Rock vs. CM Punk deveria ter sido o main-event da Wrestlemania. 2013 era o ano de CM Punk para estar no main-event da Wrestlemania. 2012 foi o ano de John Cena vs The Rock e até CM Punk reconheceu que 2014 foi o ano de Daniel Bryan.

Nesse mesmo ano CM Punk mostrou-se frustrado por não ter sido main-eventer na Wrestlemania e desilude-me a forma como este encara a sua carreira. Considerar a sua carreira um fracasso porque não conseguiu lutar no main-event da Wrestlemania é uma péssima avaliação da sua carreira. 
Bastava olhar para os adversários que ele teve durante toda a sua carreira, aqueles adversários que qualquer lutador gostaria de ter, refiro-me por exemplo a The Rock, Undertaker, Brock Lesnar e Triple H. Disso é que tem de se orgulhar!

Depois veio o anúncio que chocou o mundo e principalmente os seus fãs. CM Punk assinou contrato com a UFC, tendo um número indeterminado de lutas garantido.

CM Punk tinha feito dois podcasts em que o tinha dado a entender mas, mesmo assim, ninguém queria acreditar. Muitos diziam que ele iria mudar porque queria lutar a sério mas, a meu ver, isso não faz qualquer sentido.

Embora o mundo do Wrestling Profissional seja algo “combinado”, exige na mesma o esforço e preparação física. O objectivo de um combate não é arrasar com o adversário, mas sim trabalhar com ele na execução de uma sequência de manobras perigosas e exaustantes.

Para isto, é preciso ter a preparação física para aguentar o tempo que o combate durar, ter a perícia e prática suficiente para praticar as manobras da forma mais segura possível e, acima de tudo, ser credível o suficiente para que nada pertube o efeito da performance nos fãs.

No mundo MMA é completamente diferente. O objectivo de um lutador é simplesmente vencer. Claro que também exige muito esforço físico e mental até porque eles têm que estudar os seus oponentes, tentando perceber quais são os pontos fortes e fracos.

Tanto o Wrestling Profissional como a MMA são desportos de luta mas é absurdo comparar uma com a outra. Assim como há fãs que preferem WWE também há fãs que preferem UFC … são gostos!

Depois não nos podemos esquecer do risco que a UFC depositou ao contratar CM Punk, isto porque ele nunca teve qualquer experiência no ramo. CM Punk está a treinar há cerca de um ano e a sua estreia será para o final de 2015. Mesmo assim há muitas dúvidas se ele conseguirá ter sucesso na UFC devido à inexperiência, lesões, à sua idade e porque a sua categoria é das melhores.

Conclusão … na minha opinião Brooks tem que ter mais atenção às coisas que diz, principalmente em podcasts, muitas das vezes até tem razão mas não se pode esquecer que durante 7 anos foi na WWE que trabalhou e teve muitos bons momentos … Desejo o melhor para ele na UFC e por mais impossível que isso pareça gostava de um dia ver voltar para mais um combate!


Queria deixar duas perguntas para eu perceber qual é o vosso ponto de vista em relação a este assunto:
- Acham que CM Punk tem razão em relação às suas duras críticas à WWE?
- Gostariam de vê-lo voltar?

E assim termina mais uma Visão de Portugal

Não deixe de acompanhar este artigo vindo de Portugal às Segundas e Quintas aqui no Universo Wrestling Brasil!

#WWEPortugal



Tecnologia do Blogger.