Visão de Portugal #24 - Especial - Tough Enough

Bem-vindos a este especial da Visão de Portugal!
Sei que poucos acompanharam o Tough Enough mas mesmo assim quis deixar a minha "visão" sobre o que achei do programa, dos concorrentes, treinadores, jurados, ...

Para aqueles que não conhecem o formato - o Tough Enough é um programa estilo "reality-show", produzido pela WWE, onde os participantes de todo o mundo competem por um contrato com a WWE.

Já conta com 6 temporadas, a primeira transmitida em 2001. A mais recente, temporada 6, terminou na passada Terça-Feira. Supostamente a ideia de trazer este formato de volta foi de Triple H e tudo o que se passou durante a sua emissão também foi conduzido pelo mesmo.

Deste programa já sairam wrestlers como Ryback, The Miz, Melina, John Morrison, The Boogeyman, ...

Esta era a equipa inicial da última edição do Tough Enough, "inicial" porque mais tarde Hulk Hogan veio a sair para a vinda de The Miz. Quando vi pela primeira vez a equipa gostei bastante ... 3 Hall Of Famers e 4 que de certeza também o virão a ser.

Jericho (acompanhado de Renee Young) foi o apresentador. Excelente escolha, gostei bastante de ver o "Y2J" neste papel, este bem e adicionou humor ao programa. Não quero, de forma alguma, tirar protagonismo a Renee Young que também teve muito bem, como sempre.

Como jurados tinhamos o experiente Hulk Hogan, o carismático Daniel Bryan e uma das melhores divas do atual roster Paige. Também gostei muito. Não estava à espera de ver Paige neste papel visto que ainda é demasiado nova no entanto desempenhou-o muito bem e era difícil pedir melhor. Depois o grande Daniel Bryan, compreendo perfeitamente que o tenham posto ali, tem contrato com a WWE e está inactivo devido à sua lesão ... além de que já tem vários anos de wrestling e sabe muito bem o que os concorrentes passam porque ele também passou por cenários semelhantes. Por fim temos Hulk Hogan ... a meio do percurso foi forçado a sair (quem não sabe a razões pode ver o artigo #16 que fala sobre isso mesmo). No entanto o seu trabalho enquanto lá esteve também foi bom devido à sua longa experiência no ramo.

Por fim os treinadores. Comecemos por Billy Gunn ... muito experiente no que toca a wrestling, durante todo o programa demonstrou ser rígido e sincero. Fez muito bem o seu trabalho e era impossível fazer melhor. Depois temos Booker T ,,, dos três o mais exigente. Sempre disse o que achava dos concorrentes (como fez com o ZZ) e mostrou ser um bom treinador. Lita também mostrou ser uma boa treinadora e tentou sempre transmitir grande parte daquilo que sabia para um dia aqueles concorrentes poderem a vir ter sucesso.

Em relação aos concorrentes, como em tudo, eu tinha os meus favoritos. Um deles foi vencedor, felizmente, falo do Josh. E a minha concorrente favorita era a GiGi que não chegou tão longe quanto aquilo que realmente merecia.

É muito fácil olhar para o Josh (terceiro na fotografia, a contar da esquerda) e ver um bom wrestler. Tem um aspeto físico excelente e nos treinos mostrava sempre esforço e dedicação. Em ringue mostrava garra e vontade de fazer melhor. Além dele, nos homens, tinha mais dois favoritos - Patrick e Mada.

A GiGi queria mesmo estar ali, era o sonho dela e tinha/tem talento. Cada vez que aprendia um move novo ficava feliz e notasse que quer aprender mais e fazer melhor. Espero que a WWE assine daqui a uns anos com ela e que possamos ver a sua evolução.


Voltando a falar do formato. Claro que o programa não foi cinco estrelas, nem esteve lá perto.

Fiquei desiludido com as falhas enormes que o novo formato proporcionou. No sexto episódio (salvo erro), o Miz escolheu salvar a Amanda, a qual se veio a saber posteriormente era a que ia para casa por uma larga margem. No entanto foi o Mada.

Na semana anterior, tinha ido o Patrick. E com isto, apesar da opinião consensual dos competidores e juízes, ZZ foi escapando até chegar à final.

No fundo parecia mais um programa de popularidade que na verdade não tinha qualquer mérito. Mesmo assim julgo que a WWE não repetirá o erro caso haja outra temporada de Tough Enough e não irá depender tanto de "votos populares" ou algo do género.


Em relação aos vencedores não há muito a dizer … tendo em conta os quatro últimos foi a melhor escolha possível.
Josh claramente merecia a vitória pelo seu bom e esforçado percurso. Se viram o último vídeo que pus reparam que ZZ (o que foi à final com Josh) nunca se esforçou para vencer ... enquanto os outros davam o máximo no ginásio ele, que não tem uma boa forma física, pouco ou nada fazia ... não se esforçava para ser melhor em ringue ... apenas se aguentou até à final porque era carismático e o público gostava dele. Em relação às mulheres ... entre Amanda e Sara Lee claramente a segunda seria a melhor escolha. Nenhuma das duas seria a justa vencedora mas a Sara Lee sempre se dedicou mais e era mais húmilde que Amanda.

A este formato, de 0 a 10, dava um 6. Houve coisas muito bem feitas mas também houve umas que fizeram os fãs perderem vontade de ver o Tough Enough. Destaco a ideia de passar os episódios ao vivo no Youtube, aí a WWE esteve realmente bem.

Tenham uma boa semana, até à próxima Visão de Portugal!

Tecnologia do Blogger.