Visão de Portugal #48 - WWE - Before & After

Bem-vindos a mais uma Visão de Portugal!
O tema de hoje foi mais um sugerido por vários leitores e decidi falar sobre a WWE que tínhamos há uns anos atrás comparada com a que temos atualmente ...

A WWE tem sofrido imensas alterações, em vários aspectos, ao longo destes últimos anos.

As principais mudanças e aquelas que notamos logo à primeira vista são os wrestlers, o desenvolvimento das histórias, os títulos, o respeito pelas lendas e, inclusive, o próprio conceito de wrestling,

Estas diferenças e muitas outras têm afastado muitos fãs. É óbvio que a WWE está a perder mais fãs do que aquilo que tem vindo a ganhar, basta olhar para a queda constante de audiências que têm sofrido nos últimos meses. 

Uma da principais diferenças que afastou muitos milhares de fãs foi a inclusão da PG Era na programação da WWE. PG é uma classificação que se atribui a um programa conforme o que nele é transmitido. PG significa “Parental Guindance”.

Este assunto da PG ERA tem dado muito que falar. Devido a este conceito, o sangue, golpes na cabeça com armas, certo tipo de linguagem, etc foram proibidos. Muitos culpam a PG ERA pelo fim da ECW. Devido a estes factores a WWE tem sido criticada por esta alteração.

A WWE com esta mudança pretendeu evoluir, atrair e agradar a mais amantes da modalidade, o que é completamente normal numa empresa querer evoluir e tentar chegar a outro tipo de público. No fundo compreendo esta decisão da WWE ao passar a ser PG, no entanto preferia como era antigamente, até porque cativava mais fãs.

Outro aspecto que está claramente diferente é a valorização dos títulos.

Há uns anos atrás o Intercontinental Championship era um título de elevado valor. Atualmente qualquer um o pode vencer. Antigamente tinhamos campeões como Owen Hart, Shawn Michaels, SCSA e até Triple H. Nos últimos anos tivemos campeões que até não são maus mas, fora Daniel Bryan, nunca serão verdadeiros main eventers.

Os títulos de Tag Team, United States e Divas também têm sido muito desvalorizados. Todos estes títulos já tiveram campeões que pouco ou nada cativam os fãs. Não falo só dos campeões em si mas sim das rivalidades à volta destes mesmos títulos, rivalidades essas que não têm qualquer qualidade.

O único título que tem tido o devido valor é o WWE World Heavyweight Champion. Mesmo assim, em cinco títulos, é triste ver que apenas um tem sido bem trabalhado. Antigamente todos os títulos tinham valor e as atenções estavam divididas entre vários títulos e não apenas num.

A meu ver a insistência na personagem de John Cena também tem sido muito cansativa por os que vêm.

Compreendo que ele tem sido e ainda é a cara da empresa, no entanto não têm que lhe dar constantemente o ouro. Se repararem, o líder da Cenation, tem sempre um título consigo. Pode andar uns dias desaparecido mas, sempre que volta, ganha um título, com ou sem uma boa rivalidade por detrás.

A WWE podia apostar mais noutros wrestlers para ocupar o lugar dele. Admiro muito o que John Cena tem dado à casa mas têm que dar espaço a outros. Torna-se cansativo vê-lo constantemente como campeão. Podia andar apenas envolvido em rivalidades que podiam servir para elevar outros wrestlers e assim não tínhamos que apanhar constantemente com a sua personagem.

Um dos maiores problemas que tenho reparado na WWE é o extenso roster.

Muitos estarão a perguntar: "Mas qual é o problema de haver muitos wrestlers no roster?". Passo a explicar. O facto de haver muitos wrestlers no roster origina a que muitos deles não tenham oportunidade de se destacar. Visto isto não é possível a WWE dar destaque a todos, o que faz com que muitos deles sejam meros jobbers.

Antigamente o roster era menor e com mais qualidade, Atualmente é ao contrário. O melhor seria despedir muitos wrestlers que não estão lá a fazer nada, como por exemplo Curtis Axel, Fandango, Cameron, Adam Rose ou Zack Ryder. Não quero dizer que eles não sejam bons, simplesmente não estão lá a fazer nada, apenas a encher e, de certo, que noutras empresas terão mais destaque.

Outra grande diferença na WWE é os seus criativos. Não sei se são os mesmos que antigamente mas meto as mãos no fogo como não são.

Notasse a diferença nas storylines. Há uns anos atrás, no decorrer das rivalidades, os wrestlers envolvidos saiam sempre valorizados e, atualmente, apenas um consegue sair. As histórias já não são convincentes como era há anos.

Falta imaginação e inteligência a estes "criativos". Os últimos anos da WWE basicamente resume-se a: duas pessoas zangam-se, têm um combate (no caso de existir uma mudança de titulo o combate repete-se no mês seguinte) e pronto, depois passasse para outro oponente sem interessar quem perdeu ou ganhou, fazemos um "reset" e é o suficiente. Para quê existirem personagens se não são feitas histórias com elas para incentivar um combate? Se pensarmos bem os combates de antigamente não eram assim tão melhores dos que temos agora nos PPVs, tinham era melhores promoções e mais incentivos para ver os combates.

Tenham uma boa semana, até à próxima Visão de Portugal!

Tecnologia do Blogger.