Visão de Portugal #72 - Opinião Sobre o WWE 2K17

Bem-vindos a mais uma Visão de Portugal!
A poucos dias da estreia do WWE 2K17 decidi partilhar a minha visão sobre o mais recente jogo da parceria entre a 2K Games e a WWE.

Em termos de grafismo, o WWE 2K17 não parece estar muito diferente do WWE 2K16. Nota-se umas claras melhorias em pequenos detalhes, porém está muito idêntico ao que nos foi apresentado no ano passado. O que por si não é um aspeto mau visto que os grafismos continuam com uma excelente qualidade.

Este jogo proporcionará aos fãs uma experiência de jogo ainda mais autêntica, com algumas alterações de controlos e características comparativamente às edições anteriores do jogo. Esta também é uma boa novidade. Não será algo tão “arcade” e passará a ser ainda mais realista devido às suas novas mecânicas de jogo.

Uma das novidades que mais gostei foi o facto de ser possível combater no meio da multidão e em zonas de backstage. Os que jogam há mais tempo os jogos de consola da WWE sabem que este é apenas um regresso muito desejado de algo que foi retirado dos jogos já há uns anos atrás. Gostei bastante das gameplays de backstage lançadas e este é um dos factores que influenciou as minhas esperanças positivas para o 2k17. 


O roster do jogo também consegue estar aceitável. Como é normal falta alguns nomes que poderiam estar no jogo mas que a WWE não os colocou porque dá jeito para mais tarde poderem vender os DLCs.

Felizmente este ano não haverá ausências muito significativas no jogo. Dos mais importantes do plantel principal julgo que só falta Luke Gallows e Karl Anderson. Depois temos pequenos aspetos desatualizados como Primo e Épico (que no jogo ainda são os Los Matadores) ou o facto de Stardust estar no jogo.

Algo que chamou a minha atenção foi a maior adição de wrestlers femininas. Por norma os últimos jogos tem tido cerca de 8 mulheres, porém o 2K17 terá 19 - Alexa Bliss, Alicia Fox, Asuka, Bayley, Becky Lynch, Brie Bella, Carmella, Charlotte, Dana Brooke, Emma, Eva Marie, Naomi, Natalya, Nia Jax, Nikki Bella, Paige, Sasha Banks, Summer Rae e Tamina.

Confesso que estava à espera de uma valorização maior do plantel do NXT mas, infelizmente, essa valorização foi pouco significativa. Com o passar dos anos temos tido uma maior valorização do NXT nos jogos, basta relembrar que no WWE 2K15 apenas havia 5 wrestlers do NXT, porém podiam ter colocado mais alguns nomes neste jogo.

Asuka, Buddy Murphy, Dash Wilder, Hideo Itami, Samoa Joe, Scott Dawson, Shinsuke Nakamura e Wesley Blake são os nomes que compõe a divisão do NXT no WWE 2K17.


Confesso que fiquei apaixonado pelo NXT Edition Pack quando o mesmo foi lançado.

O poster do Shinsuke Nakamura, a foto autografada de Goldberg e a figura de Finn Bálor foram as coisas que mais chamaram a minha atenção para esta edição limitada do 2K17. Muito infelizmente este pack não estará disponível em Portugal, logo não sei se o terei.

A parte má deste pack, pelo que tenho lido, é que apenas os que o adquirirem terão direito às personagens de Shinsuke Nakamura, Nia Jax e Apollo Crews. É ridículo. Provavelmente uns tempos depois do lançamento do jogo será lançado um DLC onde se poderá adquirir estes três, porém, principalmente Apollo Crews, já devia constar no jogo como lutador do roster principal.


Outra grande e triste ausência neste jogo será a falta dos novos títulos, logótipos e arenas que procederam a Brand Split.

Apenas o WWE World Championship, o Tag Team Championship (do Raw), o Intercontinental Championship, o United States Championship e os títulos do NXT estarão atualizados. Os mais recentes campeonatos como os títulos femininos, o de Tag Team da SmackDown e o Universal Championship não constarão no jogo.

Claro que estes aspectos farão falta no jogo. Não tenho dúvidas que o jogo de 2018 irá ter maiores receitas que este WWE 2K17, principalmente devido a estes pormenores.

A minha apreciação final sobre este WWE 2K17 é positiva.

Para os que têm PS3 e Xbox 360 não esperem uma grande mudança, tanto na jogabilidade como no próprio jogo em si, as maiores mudanças sentir-se-ão na PS4 e Xbox One. Foi o que aconteceu do 2K15 para o 2K16 e o mesmo se adivinha do 2K16 para o 2K17. 
Provavelmente para a PS3 e para a Xbox 360 não vai mudar nada além do roster.

Aconselho os fãs de jogos e de WWE a comprar, até porque em termos gráficos é o melhor jogo que a 2K Games e a WWE já lançaram. 

Alguma dúvida podem deixar nos comentários, terei todo o gosto em responder.

Tenham uma boa semana, até à próxima Visão de Portugal!

Tecnologia do Blogger.